De olho na tela!

03-11-2011 07:04

Por Bruno Benevides da Costa

 

No meio de tanta gente no centro de São Paulo, às vezes nos deparamos com pequenas pérolas aos nossos pés. Entre alguma sujeira e olhos desapercebidos pelo stress da grande cidade, encontramos artistas que enxergam a beleza por detrás do óbvio. Esse é o caso de um rapaz que resolveu sair do sol do nordeste para ganhar a vida na selva de pedra. Por isso, o Vem Pra Rua foi trocar uma ideia para saber o que rola nessa mistura de cores que retrata um lado mais bonito da metrópole.

 

 

Olá. Tudo bem? Você poderia fazer uma rápida apresentação para nós do Vem Pra Rua?

- Tudo bem! Me chamo Pedro Rodriguez Oriola. Sou de Feira de Santana, na Bahia, e tenho 29 anos de idade.

 

Qual é o seu tipo de arte?

- Minha especialidade é fazer desenhos em telas para deixá-las expostas nas ruas.

 

Há quanto tempo você trabalha com isso?

- Já estou trabalhando com isso tem mais de 6 anos. Meu irmão veio para cá em 2001 para fazer o mesmo tipo de trabalho e eu chguei aqui no meio de 2005. Com o tempo, ele começou a conhecer um pouco mais sobre o centro de São Paulo, descobriu que existe um certo tipo de ética entre quem utiliza um espaço público para trabalhar. Depois que eu cheguei aqui, a minha adaptação foi mais fácil por causa dos conselhos que ele pôde me passar.

 

Geralmente, quanto tempo você demora para pintar uma tela por completo?

- Depende muito do tamanho da tela e do tipo de desenho que eu quero fazer. Essas menores (foto) ficam prontas de 20 a 30 minutos. Já as telas maiores podem demorar até 3 horas. Também depende do meu estado de espírito. Tem dias que a gente não acorda com a "mão boa" para pintar, aí nem adianta insistir muito.

 

Qual é a técnica que você usa para fazer suas telas?

- Eu uso sprays, tintas guache, tintas acrílicas, diferentes pincéis, estiletes, entre outras coisas. Tudo que eu acho que pode contribuir para dar um toque diferente nas minhas telas, eu ponho em prática. Outro dia vi um cara usando apenas os dedos para pintar. Achei muito louco!

 

Onde você aprendeu esse tipo de arte?

- Eu e meus irmãos (6 no total) aprendemos com nosso pai, que costumava pintar por diversão dentro de casa. Além disso, ele tambèm fazia esculturas em areia, e obras em argila. Ele nos ensinou a arte de utilizar nossa criatividade para produzir e expressar o que nós sentimos, em forma de desenho ou qualquer outro tipo de trabalho.

 

Por qual motivo você decidiu expor seu trabalho na Rua?

- Cara, pra quem não tem os contatos com grandes galerias e ateliês, sempre fica muito complicado para conseguir expor suas obras. A vida me trouxe até a Rua e a Rua me recebeu de braços abertos. Aqui eu tenho a liberdade para fazer o que eu quero, na hora que eu quiser. É tudo verdadeiro na Rua. Não existe política para tentar tirar o mano da outra esquina, entende? Aqui tem espaço para todo mundo, mas a galera precisa respeitar quem chegou primeiro em determinado lugar. Na Rua nunca haverá exclusão.

 

Se você pudesse dar um conselho a quem também gosta de pintar, qual seria?

- Poxa, se conselho fosse bom, eu ia cobrar, né? Ha ha ha! Então, o que eu posso falar é pra galera sempre correr atrás daquilo que gosta, saca? Se você curte fazer um som, vai atrás de quem quer ouvir esse som. Se você curte dançar, vai fundo e dança. E se você curte desenhar ou fazer qualquer outro tpo de arte plástica, vai fundo! Sempre vai ter alguém pra encontrar a sua obra.