Colorindo a Cidade

08-09-2011 15:20

Por Samantha Nascimento

 

 

Hoje, a arte urbana é um fenômeno conhecido mundialmente e sua expressividade vem ganhando espaço em telas, museus, galerias, estampas e adesivos. E o melhor disso é que esta arte é feita "para todos".

O grafite deixou de ser encarado como pichação e passou a ser visto como arte. É possível encontrar muros grafitados por toda a cidade, sejam em obras públicas ou em empresas privadas - até mesmo as residências já estão se rendendo ao movimento.

Em São Paulo, além de inúmeros muros, há alguns espaços dedicados a arte pop e urbana, é o caso da Choque Cultural, uma casa que reuni diversas obras dos mais variados estilos. Descolado, o grafite é uma forma de arte que a gente vê na rua. Alguns são apenas desenhos, outros são como uma forma de protesto, mas todos com muita criatividade.

Mas ainda sabemos que mesmo com toda essa evolução, ainda existe pouco reconhecimento para estes artistas. Nas ruas nos deparamos com diversas artes admiramos, e até comentamos, mas pouco sabemos quem são essas pessoas que colorem a nossa cidade. A arte de colorir vem desde o imperio Romano, na qual era considerado grafite toda a forma de expressão pintada ou desenhada em lugares que nomalmente não eram previstos para essa finalidade. Mas hoje em dia nossos artistas já podem comemorar e ilustrar a nossa cidade com a sua arte, porque o grafite já é considerado como forma de expressão incluida no campo das artes visuais mas especificamente no  street art ou arte urbana.