Arte Fora do Museu

12-12-2011 12:57

Por Fabiana Alves

O jornalista Felipe Lavignatti, é um dos idealizadores do projeto multimídia Arte Fora do Museu (https://arteforadomuseu.com.br/), que traz um catálogo online de pinturas, esculturas, construções arquitetônicas e grafites em espaços públicos paulistanos.

No portal é possível conferir mais de 100 obras, cada uma com uma sinopse detalhada junto do comentário de um especialista, transformando o site em uma visita guiada pela cidade.

A iniciativa surgiu em meados de 2007, quando o jornalista visitou uma exposição da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Lá ele se deparou com cópias de obras de Aleijadinho, o que o deixou surpreso. "Eu não sabia que tinha cópias do Aleijadinho em São Paulo e pensei que devia haver muitas obras que não estão catalogadas. No Masp [Museu de Arte de São Paulo] tem um catálogo das obras, mas como saber o que está na rua?".

Além disso, Lavignatti conta que havia lido um artigo em uma revista sobre grafites no bairro da Liberdade, mas o texto não trazia um mapa com o desenho do trajeto proposto. "Um site poderia fazer isso muito bem", pensou ele.

Em 2010, o projeto foi selecionado pela Bolsa Funarte de Reflexão Crítica e Produção Cultural para Internet, essa era a chance que precisavam.

O idealizador do projeto planeja a expansão para outras cidades do país, porém de forma colaborativa: "Quando abrir de forma participativa você pode colocar arte de qualquer lugar do mundo. A ideia é que as pessoas coloquem as obras que estão escondidas, talvez na esquina da sua casa, ou numa praça lá na periferia. A intenção é fazer o maior mapeamento possível de obras do Brasil".

Além de Felipe Lavignatti, o portal conta com a colaboração de outros especialistas, que tiveram seis meses para realizarem todo o projeto. Consultores o auxiliaram na seleção de 100 obras, que foram escolhidas de acordos com os critérios definidos pelo grupo: a relevância reconhecida por especialistas; obras consideradas modernas ou contemporâneas; as proximidades do centro expandido da metrópole; e cesso gratuito e fácil ao pedestre (sem ingressos ou agendamentos).

"A parte mais divertida - mas não menos trabalhosa - foi sair a campo para capturar as imagens de cada obra de arte. Optamos por dias de sol, e fizemos a maior parte dos trajetos de bicicleta, uma vez que muitos dos nossos objetos estavam concentrados no centro da cidade. Fotografar São Paulo com um olhar para o que há de bonito é uma das coisas que há muito eu queria realizar", conta o jornalista.

O projeto está na rua, vale à pena conferir!

PARA ACESSAR:

Arte Fora do Museu - O site: https://arteforadomuseu.com.br/

As fotos do projeto no Flickr: https://www.flickr.com/photos/arteforadomuseu/

Os vídeos no YouTube:  https://www.youtube.com/user/arteforadomuseu

 

Contato: Felipe Lavignatti

@lavignatti