Documentários Pra Rua

Fazendo uma rápida pesquisa pela rede, encontramos alguns documentários e vídeos super interessantes a respeito dos artistas de rua pelo Brasil e pelo mundo. Abaixo, selecionamos os 10 mais legais para você conferir e entrar na cena também.

É só pegar o seu saco de pipocas, apagar as luzes e clicar!

E aí, vamo pra Rua?

A DISCRIMINAÇÃO COM OS ARTISTAS DE RUA

Abril de 2011. A intolerância ao diferente apoiada por uma campanha de higienização social em Belo Horizonte, assume ares de politica repressiva de caráter criminal. Com expressões próprias na arte, na música e no estilo de vida, os artesãos são perseguidos, saqueados em seus bens pessoais e presos por desacato ao exercer a legitima desobediência civil.

Artigo 5º da Constituição Federal:
II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

Se liga no vídeo abaixo e entenda o que esses artistas sentem na pele!

MÚSICOS DE RUA VIAJANDO PELA ARGENTINA

Um documentário, um curtametragem, uma história. Uma linda forma de juntar 13 músicos de rua, para fazer uma viagem pelo território argentino, saindo de Buenos Aires, passando por Mar del Plata, Córdoba, Mendoza e regressando à capital novamente em 36 horas. Uma aventura sem igual.

O vídeo está em espanhol, mas a linuagem da Rua é universal. Dá uma clicada no vídeo abaixo, porque vale à pena!

DO PALHAÇO AO MALABARISTA

Episódio da web-série documental sobre o bairro dos arcos da lapa. Desta vez, uma instrumentista e seu acordeon, um palhaço e um malabarista de facas, além de leitura de oráculos do conhecido Esperando Leitor e poesias de desconhecidos...

ARTE NA CENA - GRAFITE

A Arte Urbana é um documentário sobre o grafite e sua relação direta com a arte, destacando como através dele diversos grupos e artistas hoje presentes na cena surgiram e foram reconhecidos pela mídia, indústria e diversos meios de comunicação em massa.

VOZ DA RUA – RITMO E POESIA

É a voz da rua, apresentada pelos seus interlocutores através do ritmo e poesia. Resgatando toda nossa musicalidade brasileira e misturando todas raízes da música mundial numa grande teia cultural interligando bairros distintos da cidade, como Bangu, Copacabana, São Cristóvão, Lapa, Niterói e Botafogo. Unindo pessoas de classes diferentes da cidade, usando o palco mais vivo, verdadeiro e democrático existente: A Rua. É um grande intercâmbio cultural onde todos estão convidados para interagir com qualquer tipo de arte que fortaleça essa grande conexão entre a rua e seus artistas urbanos. Confira o vídeo abaixo e entre nessa levada!

BIENAL INTERNACIONAL DE ARTE DE RUA

Esse vídeo promocional foi gravado em uma Canon 5dmkII. Os grafiteiros de São Paulo expuseram suas ideias de desenhos na Bienal Internacional de Arte de Rua. Eles acreditam que a arte urbana, principalmente o grafite, representa o palco principal das expressões artísticas da rua. E foi pensando nisso, que eles decidiram juntar as melhores obras num só lugar.

Confira o vídeo abaixo pra você também curtir!

REIS DA RUA -  BBOY PRIMO

Rafael Ferreira dos Santos é dançarino e professor de dança na comunidade de Cidade Tiradentes. É um grande líder comunitário, conseguiu se reabilitar depois de um passado nebuloso, ligado a drogas e tráfico e hoje ensina street dance no próprio bairro para crianças e adolescentes. É um dos principais participantes e organizadores de concursos de danças na periferia.

Esse programa foi exibido pela rede Cultura de Televisão, no dia 03/10. Confira o vídeo abaixo, que a matéria é da hora!

O vídeo abaixo mostra um pouco da vida dos Saltimbancos, um tipo de artista de rua que mescla habilidade circense com movimentos tetarais. O objetivos desses artistas é fazer a alegria do público que, por muitas vezes, está estressado devido ao trânsito caótico.

Vale a pena conferir. A trilha e as filmagens mostram uma grande harmonia, contrastando com o caos da cidade.

TEATRO DE RUA

Dificuldades, preconceito, sobrevivência, improviso, superação e, acima de tudo, amor, muito amor! Talvez sejam essas as principais definições do fazer teatral fora das caixas cênicas, exposto aos olhares atentos de um público, na maioria das vezes, pego de surpresa.
Arte sem Coxias tenta desvendar o que há por trás dos não-bastidores do teatro de rua em Salvador, através de quem respira.
Produção e direção: Priscila Borges, Rafaela Suzart, Vanessa Aragão e Vivianne Ramos.
Finalização: Fernando Bitencourt

DOCUMENTÁRIO - A VIDA NO RITMO

Em agosto de 2010, três estudantes viajaram de Londres para o Rio de Janeiro com o intuito de explorar o significado da música na cidade. Lá, eles encontraram uma grande variedade cultural e descobriram histórias impressionantes. Dê uma olhada no vídeo abaixo e entenda do que a gente ta falando!